No século XV e no início do XVI, os astecas detinham um grande império na área em que hoje ficam o sul e o centro do México. No auge do poder, o Império Asteca se espalhava por 207.000 quilômetros quadrados. Montezuma II, o último grande imperador asteca, governava entre 5 e 6 milhões de pessoas.

Como viviam os astecas

A capital do império se chamava Tenochtitlán, e parte da atual Cidade do México fica exatamente na área em que ela se localizava. Tenochtitlán refletia o poder e a riqueza do império. Tinha deslumbrantes palácios e templos brancos no topo de pirâmides. Os funcionários da cidade viviam em casas feitas de pedra e adobe (argila seca ao sol). Os agricultores viviam em cabanas feitas de varas e galhos trançados cobertos por argila.

A maioria dos astecas eram lavradores que cultivavam milho, feijão, pimentão, abóbora, tabaco e algodão. Outros astecas eram comerciantes e artesãos.

Os astecas falavam o náuatle. Não tinham alfabeto, mas usavam uma escrita pictográfica para registrar sua história.

A religião era muito importante para os astecas. Eles cultuavam vários deuses que representavam as forças da natureza, como a chuva ou o sol.

História

Os astecas provavelmente mudaram-se do norte para o centro do México por volta de 1200 d.C. Na nova região, interagiram com as culturas dos povos que já viviam lá, como os toltecas, os maias e os zapotecas. Fundaram Tenochtitlán em cerca de 1325.

Os astecas estavam no auge do poder quando Fernão Cortés e seus soldados espanhóis chegaram, em 1519. Dois anos depois, os espanhóis conquistaram Tenochtitlán, pondo fim ao Império Asteca. Muitos dos índios que hoje vivem na região da Cidade do México são descendentes dos astecas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.