A atmosfera (também chamada de ar) é a camada de gás que envolve a Terra. Outros planetas e alguns dos maiores satélites também têm atmosfera.

A atmosfera terrestre é constituída de diferentes gases, mantidos ao redor do planeta por uma força chamada gravidade. Próximo à superfície, a atmosfera possui por volta de 75 por cento de nitrogênio e 20 por cento de oxigênio. A grandes alturas, ela é constituída principalmente de hélio e hidrogênio. Ao contrário do que parece, o ar tem peso. Ele é mais pesado ao nível do mar, pois as partículas de gás das camadas mais baixas são pressionadas pelo ar que está acima delas. O ar torna-se mais leve à medida que se afasta da superfície da Terra.

Os cientistas dividem a atmosfera em cinco regiões, ou camadas. A camada mais próxima da Terra é a troposfera. Ela se estende por cerca de 10 quilômetros acima da superfície do planeta. A maioria dos fenômenos climáticos, como os ventos e as nuvens, ocorre na troposfera.

A segunda camada, a estratosfera, abrange uma faixa entre 10 e 50 quilômetros acima da superfície da Terra. Na estratosfera, encontra-se a camada de ozônio, que bloqueia a passagem de grande parte da radiação solar que seria prejudicial a plantas e animais se chegasse à superfície do globo.

A terceira camada é a mesosfera, que se estende entre 50 e 80 quilômetros acima da superfície do planeta.

A quarta camada, a termosfera, abrange uma altitude entre 80 e 480 quilômetros acima da superfície da Terra.

A quinta e última camada é a exosfera. A exosfera termina na região onde a gravidade da Terra é tão baixa que já não consegue mais manter as partículas de gás unidas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.