O atol de Funafuti é um grupo de cerca de trinta pequenas ilhas no oceano Pacífico que fazem parte de Tuvalu, um país da Oceania. A capital de Tuvalu, chamada Vaiaku, fica em Fongafale, uma das ilhas do atol. As ilhas são de coral e formam um anel em torno de uma lagoa de água salgada.

Cerca da metade do povo de Tuvalu vive no atol de Funafuti. A maioria vive da pesca e da agricultura.

Em 1892, a Grã-Bretanha tomou posse de todas as ilhas de Tuvalu. Os Estados Unidos construíram bases militares no atol de Funafuti em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. Tuvalu tornou-se um país independente em 1978, com Vaiaku como sede do governo. A população é de 6.157 habitantes (estimativa de 2012).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.