Atrito é uma força que ocorre quando dois objetos se encostam ou se friccionam, reduzindo ou interrompendo o movimento de cada um.

Onde ocorre atrito

A matéria pode sofrer atrito em qualquer estado — líquido, gasoso ou sólido. Por exemplo, a resistência causada pelo ar é um tipo de atrito que ocorre entre um objeto que está se deslocando e o ar, diminuindo o movimento do objeto. É possível reduzir esse efeito, modificando-se a forma do objeto de maneira a torná-lo mais aerodinâmico. Carros, trens e aviões têm superfícies lisas e curvas, de modo a facilitar a passagem de ar ao seu redor.

Alguns materiais causam mais atrito que outros. Considera-se que as superfícies muito redutoras de movimento têm alto atrito, enquanto aquelas que permitem mais movimento são consideradas de baixo atrito. As superfícies ásperas proporcionam mais atrito do que as lisas.

Utilidade e problemas do atrito

O atrito pode ser muito útil. Quando os breques de borracha da bicicleta são acionados, por exemplo, eles reduzem a velocidade das rodas. O atrito entre a sola dos sapatos e o chão também é importante, já que evita que uma pessoa escorregue. O atrito também produz calor. É o que acontece quando esfregamos as mãos e elas ficam mais quentes.

Mas o atrito também pode causar problemas: quando dois componentes de um motor ficam em constante contato um com o outro, eles podem se estragar e perder energia na forma de calor. Os lubrificantes, como o óleo, são produtos que suavizam o contato (e, portanto, o atrito) das superfícies em movimento.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.