Os atuns são peixes grandes que vivem em quase todos os oceanos. Eles pertencem à mesma família do peixe chamado cavala. O atum é um dos alimentos mais populares que vêm do mar. A maior parte dos atuns pescados é industrializada e vendida em latas.

Existem sete diferentes espécies de atum: atum-azul, albacora, atum-amarelo, atum-de-olho-grande, atum-negro, atum-do-índico e atum-do-sul. O bonito-listrado é parente dessas espécies, mas pertence a outro grupo de peixes.

O atum tem corpo comprido e roliço. Normalmente, é mais escuro nas costas e prateado no ventre. Algumas espécies apresentam manchas ou listras. Ao contrário de outros tipos de peixes, o atum consegue manter a temperatura do corpo mais quente do que a da água que o rodeia.

A maioria das espécies de atum mede cerca de 90 centímetros de comprimento. O atum-azul pode atingir 4 metros de comprimento e pesar até 800 quilos.

O atum viaja em grandes grupos, chamados cardumes. Algumas espécies nadam grandes distâncias. O atum se alimenta de outros peixes, entre eles o arenque, a savelha e a cavala. Algumas espécies também comem pequenos invertebrados, como lulas. Vários tipos de atum voltam para as águas em que nasceram para procriar.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.