Avalanche é o deslizamento rápido de grande quantidade de neve por uma encosta abaixo. Pode ser mortal porque soterra ou varre para longe o que estiver no caminho. Grandes quantidades de pedras, de terra ou de outros materiais que descem uma encosta também podem ser chamadas de avalanches, mas são mais conhecidas como desmoronamentos, ou deslizamentos de terra.

Diversas circunstâncias tornam possível uma avalanche. É mais provável que ela aconteça numa encosta sem árvores ou grandes pedras. Estas ajudam a manter a neve no lugar. Uma camada fraca de neve também pode provocar uma avalanche. Por exemplo, o derretimento ou o recongelamento pode fazer que uma camada de neve se torne gelo escorregadio. O acúmulo de neve sobre essa camada frágil de gelo pode facilmente se deslocar.

Quando as circunstâncias apropriadas se reúnem, vários fatores podem dar início a uma avalanche. Nevascas, ventos fortes e o aumento de temperatura — tudo isso pode desprender a neve de uma encosta. A queda de pedras ou de gelo também pode causar o deslizamento da neve. Até o movimento de um esquiador, de um praticante de snowboard ou de um snowmobile pode desencadear uma avalanche.

As pessoas das áreas montanhosas protegem-se das avalanches de várias maneiras. Cercas especiais ajudam a segurar a neve. Barreiras ajudam a deter o deslizamento ou a mudar sua direção. Explosivos ajudam a limpar a neve dos lugares em que possam ocorrer avalanches.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.