A azaleia (também chamada de azálea) é uma planta cultivada no mundo inteiro, com mais de novecentas variedades, sendo algumas de origem europeia e outras asiáticas, da China e do Japão. A planta é da família das ericáceas, da qual também faz parte o mirtilo e que é originária de países de clima temperado ou frio.

A azaleia é uma flor ornamental. Isso quer dizer que, por causa de sua beleza, é usada em decoração e paisagismo. Por esse motivo, e também pela facilidade do cultivo, é bastante apreciada no Brasil. No país, são cultivadas mais de vinte espécies de azaleias, com flores de várias cores, que florescem quase o ano inteiro. As variedades brasileiras mais conhecidas são as que produzem flores rosa, laranja e brancas, mas outras cores podem ser encontradas; elas são resultado das combinações que os jardineiros fazem para criar mais variedades dessa flor.

Por ser de fácil adaptação e resistente à variação do clima, a azaleia pode ser encontrada nos canteiros das ruas de diversas cidades, nos jardins e em vasos. Para florescer, ela precisa de bastante luz. Depois que as flores nascem, pode ser levada para dentro de casa.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.