O azevinho é uma árvore ou arbusto de folhas verdes e drupas (tipo de fruto carnoso com apenas uma semente) geralmente vermelhas. Na Europa e na América do Norte, é muito usado em decorações de Natal. No Brasil, costuma estar presente em guirlandas artificiais. Há mais de quatrocentas espécies de azevinho, muitas delas sempre-vivas, ou seja, que mantêm a cor verde durante o ano todo.

O azevinho cresce em regiões da Europa, do norte da África, da América do Norte e da Austrália, sendo também cultivado em regiões temperadas da América do Sul. As variedades de azevinho têm alturas e aparências diversas; algumas são árvores que chegam a alcançar 15 metros de altura, enquanto outras são arbustos densos, medindo menos de 6 metros.

Suas folhas em geral são simples e crescem de ambos os lados dos ramos. Pequenas flores esverdeadas transformam-se em cachos de drupas vermelhas, amarelas ou pretas, que permanecem ali por quase todo o inverno. O azevinho pode ser macho ou fêmea, e normalmente só as fêmeas produzem drupas.

Há centenas de anos o azevinho é usado em comemorações, como adorno e em cerimônias religiosas, mas ultimamente vem sendo usado principalmente para fins decorativos. As folhas de uma planta da família do azevinho, a Ilex paraguariensis, são usadas para fazer um tipo de infusão, o chá-mate, e a madeira opaca de algumas variedades é usada na fabricação de móveis.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.