O búfalo é um animal parente do boi que vive em regiões bastante quentes, na Ásia e na África. Da classe dos mamíferos, o búfalo também é parente próximo do bisão, que vive na América do Norte e na Europa, e do iaque, uma espécie de boi selvagem encontrado no planalto tibetano.

Existem duas espécies principais de búfalos: o búfalo-africano e o búfalo-asiático. O búfalo-africano vive principalmente nas planícies da África e nunca foi domesticado. O búfalo-asiático, também chamado de búfalo-aquático ou búfalo-indiano, é encontrado no sudoeste da Ásia, em pântanos, florestas e pastos próximos a rios ou lagos. Domesticados, os búfalos-asiáticos fornecem carne, leite e couro, sendo usados também no transporte de carga e nas lavouras. Na Ásia, é raro encontrar búfalos selvagens.

Os búfalos são animais de grande porte: medem entre 75 centímetros e 2 metros de altura. Em algumas espécies, os enormes chifres são curvados; em outras, são retos. Todos têm estruturas muito duras semelhantes à unha, chamadas de cascos. A pelagem costuma ser preta, marrom ou cinza.

A maioria dos búfalos selvagens vive em grupos chamados manadas e passa a maior parte do tempo pastando. Para digerir tanta comida, eles a engolem e depois a regurgitam para mastigá-la novamente. Esse processo facilita a digestão. Por causa dessa característica, são chamados de ruminantes.

Os primeiros búfalos-asiáticos chegaram ao Brasil no fim do século XIX, introduzidos inicialmente na ilha de Marajó, onde a criação teve início. Nas décadas de 1960 e 1970, os búfalos passaram a ser criados em várias partes do país, para a obtenção de carne e leite.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.