A baía de Todos-os-Santos é a maior do Brasil em superfície, com 1.052 quilômetros quadrados. Está localizada no estado da Bahia e possui profundidade de até 42 metros. Tem um contorno litorâneo de 300 quilômetros; às suas margens está localizada a cidade de Salvador, além de outros treze municípios. A baía penetra 80 quilômetros no continente e abriga o importante porto de Aratu.

No século XVI, a baía de Todos-os-Santos, ancoradouro natural, era o mais ativo porto do hemisfério Sul nas operações de exportação. Dali saía o açúcar do Brasil e até prata da Bolívia chegou a ser mandada para a Europa por lá.

Importante região turística do país, a baía de Todos-os-Santos concentra em seu interior 56 ilhas tropicais. As principais são as ilhas Bom Jesus dos Passos, Cajaíba, Frades, Maré, Maria Guarda, Matarandiba, Madre Deus, São Gonçalo, do Medo (estação ecológica) e Itaparica.

Deságuam na baía de Todos-os-Santos os rios Jaguaripe, Paraguaú e Subaé, além de inúmeros riachos. Os principais limites da baía de Todos-os-Santos são o Porto da Barra, ao norte (em Salvador) e a ponta do Garcês, no extremo sul (no município de Jaguaripe).

Além disso, a região tem grande diversidade natural, formada por mata Atlântica, bananais, manguezais, coqueirais e recifes de corais.

A região é bastante procurada para a prática de esportes náuticos, como mergulho. Eventos como competições de natação, o Campeonato Baiano de Windsurfe e a travessia de mar Grande a Salvador acontecem na baía de Todos-os-Santos.

Também acontece em suas águas a tradicional procissão marítima de Bom Jesus dos Navegantes, sempre entre os dias 31 de dezembro e 1° de janeiro.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.