O bacalhau é um peixe importante como fonte de alimento, não somente pelo sabor de sua carne mas também pelo óleo de seu fígado. O óleo de fígado de bacalhau é rico em vitaminas A e D, além de outras propriedades que ajudam a manter as pessoas saudáveis.

O bacalhau vive nas águas frias do norte dos oceanos Atlântico e Pacífico. Outras águas frias, como as do mar do Norte, entre a Escócia e a Noruega, abrigam esses peixes.

O corpo do bacalhau do Atlântico é cinza ou verde-fosco com pintas. Pode também ser avermelhado. Uma linha branca vai da cabeça até o rabo de cada lado. O bacalhau do Pacífico, embora menor que o do Atlântico, é muito parecido com este.

Um aspecto físico incomum que o bacalhau tem é seu barbilho. O barbilho é um fino filamento que sai do maxilar inferior do peixe. Os cientistas creem que ele seja uma ferramenta que permite ao peixe encontrar pequenos crustáceos ou comida oculta na areia.

Os pescadores preferem pescar bacalhaus que tenham entre 60 centímetros e 1,2 metro de comprimento. Os peixes desse tamanho costumam pesar de 4,5 a 11,5 quilos. O bacalhau pode chegar a 1,8 metro e pesar mais de 90 quilos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.