O beisebol é um esporte em que duas equipes de nove jogadores competem com o objetivo de marcar mais pontos. Isso acontece quando um atacante consegue percorrer as quatro bases do campo sem ser eliminado.

O beisebol é considerado o passatempo nacional dos Estados Unidos. A cada primavera, milhões de fãs do esporte esperam ansiosos pelo início de uma nova temporada. O beisebol amador é jogado em colégios e faculdades. As crianças mais jovens jogam beisebol no sistema de Little League. A cada ano, as duas melhores equipes competem na Little League World Series. O esporte profissional tem trinta equipes, concentradas na Major League Baseball.

O beisebol também é popular em alguns países latino-americanos (como na Venezuela, em Cuba e na República Dominicana), e asiáticos — especialmente no Japão.

Área de jogo e equipamentos

O campo de beisebol é dividido em um campo interno e um campo externo. O campo interno é uma área quadrada chamada diamante. Há quatro bases, uma em cada canto do diamante, que tem forma de losango. Uma base é chamada de base principal. As outras são chamadas de primeira, segunda e terceira bases. A distância entre cada base e a seguinte é de 27,4 metros. A área externa do campo de beisebol é gramada. Uma parede geralmente marca o limite exterior do campo externo.

No centro da área interna do campo de beisebol fica o montículo do arremessador. Desse montículo, um jogador chamado arremessador joga a bola em direção à base principal. No beisebol profissional, a distância entre o montículo do arremessador e a base principal é de 18,4 metros.

A bola de beisebol é feita de cortiça e de borracha, e coberta por duas tiras de couro branco que são costuradas juntas. Os batedores rebatem a bola com um taco cilíndrico feito de madeira lisa ou alumínio. Para pegar a bola, os defensores usam luvas de couro.

O jogo de beisebol

As duas equipes de um jogo de beisebol revezam batedores, que jogam no ataque, e defensores, que atuam na defesa. A equipe que está no ataque tenta marcar pontos e completar correndo o percurso que passa pelas quatro bases. A equipe que está na defesa tenta impedir a equipe adversária de pontuar.

O jogo começa quando o arremessador da equipe que está na defesa joga a bola em direção à base. O rebatedor da equipe no ataque tenta acertar a bola arremessada, jogando-a para fora do alcance dos defensores. A equipe na defesa tenta eliminar o batedor. Quando isso acontece, o jogador eliminado não pode mais rebater.

Um batedor é eliminado quando o arremessador lança três bolas corretamente e ele não consegue rebatê-las. Isso é chamado de strike. Um strike acontece quando essas três bolas lançadas passam entre o ombro e o joelho do rebatedor. Essa área é chamada de zona de strike. O árbitro considera o strike se o batedor não acertar a bola na região da zona de strike. O batedor também consegue o strike, se rebater a bola para fora dos limites do campo.

Se um arremesso passa fora da zona de strike e o batedor não consegue rebatê-la, o árbitro pede outra bola. Se o árbitro pede quatro bolas durante uma rodada, o rebatedor vai para a primeira base. Isso é chamado de walk. O batedor também vai para a primeira base se a bola bater nele.

Se o rebatedor acerta a bola dentro do campo, ele tenta correr para a primeira base ou até as bases seguintes, em sequência. O time adversário pode eliminar um batedor de várias maneiras. Por exemplo, seus defensores podem pegar uma bola rebatida antes que ela salte. Eles também podem pegar a bola e jogá-la à primeira base antes que o batedor chegue lá.

Depois que um batedor chega à base, tenta avançar de base em base em volta do diamante. Isso acontece normalmente quando outros batedores da mesma equipe dão rebatidas para fora do alcance dos defensores do time adversário. A equipe no ataque marca ponto quando o batedor corre todas as bases e volta à base principal.

Quando o time que está defendendo consegue eliminar três batedores adversários, é ele quem vai para o ataque. O inning, como é chamado o período de cada jogada, é concluído após as duas equipes terem atacado e defendido. Depois de nove innings, o time com mais vitórias é quem ganha. Se um jogo está empatado, os times jogam innings extras até que se consiga o desempate.

História

O beisebol surgiu a partir de um jogo inglês chamado rounders, que era praticado pelas crianças inglesas no século XVIII. Esse jogo era bastante semelhante ao beisebol moderno. Tinha equipes de nove membros e um terreno plano em forma de losango, com bases nos cantos.

Em 1845, Alexander Cartwright organizou o Knickerbocker Base Ball Club, em Nova York. O clube foi formado por jogadores amadores (que não são pagos para jogar). O clube reuniu um conjunto de regras para o jogo que ainda hoje são utilizadas no beisebol.

Em 1869, o Cincinnati Red Stockings começou a pagar os jogadores. Ele é considerado o primeiro time de beisebol profissional.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.