A bicicleta é um meio de transporte, ou seja, uma máquina capaz de nos levar de um lugar para outro. A maior parte das bicicletas é formada por duas rodas presas ao quadro, que é a estrutura principal. O quadro também tem um guidão, um selim e dois pedais. Milhões de pessoas em todo o mundo andam de bicicleta para se divertir, se exercitar, praticar esporte (chamado ciclismo) ou apenas ir de um lugar a outro (locomoção).

Como funciona uma bicicleta

Para andar de bicicleta, o ciclista senta-se no selim e coloca os pés nos pedais. Os pedais são conectados por uma corrente à roda traseira. Quando o ciclista empurra os pedais, a roda traseira gira. Isso move a bicicleta para a frente. Para guiar a bicicleta, basta pedalar e, ao fazer uma curva, virar o guidão para a direita ou para a esquerda.

A maioria das bicicletas tem freios controlados por alavancas acopladas ao guidão. Quando as alavancas são acionadas, amortecedores apertam as rodas e fazem a bicicleta parar.

Algumas bicicletas têm câmbio, isto é, um sistema de marchas. A troca de marchas permite ao ciclista manter a velocidade estável, mesmo pedalando em superfícies diferentes. Quanto maior a marcha, mais difícil é pedalar, porém maior é a velocidade que o ciclista pode atingir. Ao contrário, quanto menor a marcha, mais fácil é pedalar (parece que a bicicleta fica mais leve), porém a velocidade tende a cair. Por isso, as marchas altas são mais adequadas para as superfícies planas e lisas, enquanto as marchas baixas são boas para as subidas e os pisos irregulares.

Tipos de bicicleta

Há seis tipos principais de bicicleta: utilitárias, de montanha, híbridas, de excursão, de corrida e de motocross (BMX). As bicicletas utilitárias têm quadros pesados e geralmente só uma marcha. As de montanha (mountain bikes) têm pneus mais largos, guidão achatado e muitas marchas. São ideais para trilhas acidentadas. As híbridas são parecidas com as de montanha, mas têm pneus menos largos – ideais tanto para pistas comuns quanto para trilhas off-road (fora de estrada). As de excursão e de corrida têm pneus estreitos, quadros leves, guidão curvado e muitas marchas. Adequadas para pistas simples, são chamadas de road bikes. Com quadro pequeno, selim e guidão baixos e uma única marcha, as BMX são ideais para as pistas de terra.

História

As primeiras máquinas semelhantes a bicicletas foram inventadas no início do século XIX e não tinham pedais. Mais tarde, já com pedais, tinham rodas dianteiras de até 1,5 metro de altura, muito maiores que as traseiras. Por volta de 1900, as bicicletas já se pareciam com as de hoje.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.