O binóculo, assim como o telescópio, aumenta a imagem de objetos distantes para que fiquem mais fáceis de visualizar. Enquanto apenas um olho é necessário para olhar por um telescópio, no binóculo se utilizam os dois olhos. Assim, os objetos parecem ainda mais reais.

Como funciona o binóculo

A maior parte dos binóculos contém uma série de lentes e prismas. As lentes são vidros redondos e curvos. Os prismas são pedaços de vidro com vários lados achatados. As lentes e os prismas mudam a direção da luz que os atravessa e, assim, alteram a imagem do objeto contemplado.

Quando olhamos através de um binóculo, a luz entra de cada lado pelas lentes, chamadas objetivas. As objetivas viram de ponta-cabeça a imagem vista. Então a luz passa pelos prismas, que devolvem à imagem sua posição original e a refletem por meio de oculares antes de encaminhá-la até os olhos. As lentes das oculares tornam a imagem maior. O anel localizado entre as oculares é usado para ajustar o foco do binóculo e tornar os objetos mais nítidos. O anel muda a distância entre as oculares e os prismas.

Como utilizar o binóculo

Existem binóculos de diferentes potências. Os mais potentes fazem objetos distantes parecer seis, oito ou até dez vezes maiores do que na realidade. São geralmente utilizados para observar pássaros ou animais selvagens. Os binóculos menos potentes aumentam até três vezes a aparência dos objetos. São úteis para ver uma peça de teatro ou um concerto.

O tamanho das lentes é igualmente importante. As maiores deixam entrar mais luz no binóculo, fazendo-o funcionar melhor à noite ou com pouca luminosidade. Entretanto, elas são mais pesadas, o que torna mais difícil carregar o binóculo e mantê-lo estável. As lentes menores, embora menos eficientes à noite, facilitam o manuseio do binóculo.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.