Biodiversidade é o nome que se dá à variedade de plantas e animais em um ambiente. O termo pode se aplicar a pequenos habitats específicos, a grandes porções de um bioma ou até mesmo ao planeta como um todo. A biodiversidade é do interesse de todos que se preocupam com o bem-estar da Terra, em especial daqueles que estudam o meio ambiente e os seres vivos. O Brasil é o país com a maior biodiversidade do planeta.

A importância da biodiversidade

Um ambiente saudável e ecologicamente diversificado é benéfico para as pessoas. Se a biodiversidade de uma região é afetada, as relações dentro de um ecossistema podem se desequilibrar, pondo em risco a continuidade da vida. Por isso, a biodiversidade está ligada à preservação dos seres vivos.

Além disso, muitas drogas fundamentais na luta contra certas doenças vêm das plantas. Se uma espécie de planta que poderia levar ao desenvolvimento de uma nova droga desaparece, remédios importantes que salvariam vidas podem nunca ser produzidos.

A biodiversidade também é importante porque a existência de várias espécies de plantas e animais faz do mundo um lugar mais rico. Por exemplo, borboletas não são essenciais para conseguirmos enfrentar um dia de escola ou de trabalho. Porém, caso as borboletas fossem extintas, um elemento bonito que torna o mundo mais agradável deixaria de existir.

Consequências das ações humanas e dos fenômenos naturais sobre a biodiversidade

Para muita gente, a grande variedade de plantas e animais é algo imutável, um bem natural garantido. Porém, a ação humana sobre a natureza — por exemplo, a derrubada de florestas e a queima de gasolina — representa uma grande ameaça para o ambiente. Pense nas mudanças que ocorrem quando se constrói um novo conjunto de casas. Se a construção acontece numa região de floresta, a área verde é substituída por ruas, gramados, casas, sistemas de água e esgoto. O antigo habitat natural é perturbado ou completamente destruído. A maioria das plantas fica seriamente prejudicada, e os animais que não morrem são forçados a encontrar um novo lar. Em alguns casos, espécies inteiras acabam extintas.

Alguns fenômenos da natureza também podem afetar ou destruir a biodiversidade. Grandes mudanças climáticas, como uma Era do Gelo, podem exterminar plantas, animais e outras formas de vida, modificando ou destruindo ecossistemas.

A preservação da diversidade biológica

A preservação da biodiversidade é tarefa de todos. Governos, proprietários de terras e a população em geral podem contribuir para a manutenção da diversidade biológica. É importante adotar atitudes que tenham impacto mínimo sobre o ambiente e que possam garantir a preservação da flora e da fauna do planeta. Diminuir a produção de lixo, reduzir a poluição e reciclar são algumas formas de ajudar a preservar o ambiente.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.