A biologia é a ciência que estuda a vida. O cientista que estuda a biologia é conhecido como biólogo. Os biólogos procuram entender a natureza e os seres que vivem nela — plantas, animais, fungos, protozoários, algas, bactérias e vírus.

O estudo da biologia abrange muitas áreas e costuma ser dividido em ramos, ou campos, diferentes. Alguns biólogos estudam a anatomia, ou seja, a estrutura dos seres vivos. Outros estudam a fisiologia, isto é, o funcionamento dos órgãos. Existem também aqueles que se dedicam à ecologia, analisando a interação dos seres vivos com o ambiente. Há biólogos que preferem pesquisar grupos mais vastos, como todos os animais (zoologia) ou todas as plantas (botânica). Outros, porém, se dedicam a grupos específicos, como insetos, pássaros ou musgos. Além desses campos da biologia, existem muitos outros.

Ninguém sabe exatamente o momento exato em que os seres humanos começaram a estudar a natureza, mas a maioria dos biólogos concorda que isso começou há milhares de anos. Muitas das ideias de hoje nasceram do trabalho de cientistas que viveram há muito tempo.