Animais bivalves são aqueles que possuem uma concha com duas metades, ou valvas. A palavra bivalve significa “duas valvas”. Os bivalves pertencem ao grupo dos moluscos. Os moluscos são um tipo de animal que tem o corpo mole.

Existem cerca de 8 mil espécies de animais bivalves. Estão nesse grupo as vieiras, as amêijoas, os mexilhões, as ostras, os vôngoles e vários outros tipos de mariscos. A maior parte deles vive nos oceanos, mas algumas poucas espécies vivem em água doce.

Características físicas

Os animais bivalves variam muito em tamanho, formato e cor. Algumas conchas de água doce medem apenas 1,5 milímetro. Mexilhões gigantes do sul do Pacífico podem chegar a 1,2 metro de comprimento e pesar mais de 225 quilos.

A concha de um animal bivalve é o que protege seu corpo mole. Músculos conectam as duas metades da concha, e esses mesmos músculos permitem que ela se feche rápida e firmemente. Quando o bivalve relaxa o músculo, a concha se abre.

O corpo de um animal bivalve possui um sistema nervoso, um sistema digestório e um coração. Os bivalves respiram por guelras em vez de pulmões. Quando eles abrem a concha, a água passa pelas guelras, que retêm oxigênio e partículas de alimento.

Comportamento

Os vários tipos de bivalves apresentam diferentes comportamentos. As ostras e os mariscos do oceano passam a vida grudados a superfícies sólidas submersas. Algumas espécies, como as vieiras, conseguem nadar abrindo e fechando as valvas. Isso empurra a água para fora da concha e as move para a frente. Os mexilhões e os mariscos de água doce movem-se com um “pé” muscular. Eles escapam de seus predadores usando esse pé para cavar a areia.

Usos

Os animais bivalves são uma importante fonte de alimento para peixes, aves e pessoas. Suas conchas também servem para a confecção de joias e de artesanato. O material brilhante que reveste o interior de algumas conchas, chamado madrepérola, serve para fazer botões e outras peças de decoração. Alguns bivalves formam pequenas esferas brilhantes a partir de partículas de areia que entram em sua concha. Essas esferas são chamadas de pérolas e são utilizadas em joias.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.