Um blog é um jornal online em que um indivíduo, um grupo ou uma empresa apresenta um registro de suas atividades, idéias ou crenças. Alguns blogs funcionam principalmente como filtros de notícias, recolhendo várias fontes online e acrescentando breves comentários e links da internet. Outros blogs só publicam um material original. Além disso, a maioria dos blogs oferece um fórum que permite que os visitantes deixem comentários e interajam com o editor ou blogueiro. Blogging (o ato de compor material para um blog) é uma atividade conversacional numa comunidade virtual. Os materiais são em grande parte escritos, mas as imagens, áudio e vídeos também são elementos importantes de muitos blogs. Os blogs são geralmente atualizados com frequência para manter sua relevância e atrair leitores na "blogosfera", o universo online de blogs.

Os blogs exploram uma vasta gama de temas: novidades eletrônicas, livros, filmes, análises políticas e reportagens originais. Enquanto muitos blogs são simplesmente diários online, outros tornaram-se fontes de informação e de opinião que desafiam pronunciamentos oficiais do governo ou dos meios de comunicação tradicionais. Para as entidades sem fins lucrativos, tais como as instituições de caridade, os blogs lhes servem para promover seus programas de ação. As empresas costumam usar blogs para divulgar produtos e práticas corporativas.

Os primeiros blogs foram publicados na década de 1990, e a blogosfera cresceu enormemente no início de 2000. Os blogs se originaram principalmente nos Estados Unidos. No final de 1990, foram criados alguns jornais online. Eles muitas vezes incluíam links de notícias sobre a World Wide Web (sigla WWW ou web), além de comentários pessoais breves sobre esses itens por parte dos blogueiros e respostas dos leitores. O número de blogs cresceu de apenas 23 no início de 1999 a 500.000 em 2002. Ao final de 2005, estimava-se que havia cerca de 20 milhões de blogs e cerca de 70.000 novos blogs eram criados globalmente a cada dia. Outro fato relevante foi o crescimento dos blogs em outras línguas além do inglês, especialmente em chinês. O rápido crescimento da blogosfera foi impulsionado pela disseminação de software de criação de blogs gratuitos (como o Blogger, Pitas, Movable Type, e Radio UserLand). Esse tipo de software eliminou a necessidade do blogueiro de ser qualificado em programação de computadores.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.