O blues é um estilo (ou gênero) de música que foi criado nos Estados Unidos e se popularizou no início do século XX. Ele é muito próximo ao jazz, outro gênero musical americano. A guitarra, o piano e a gaita são instrumentos típicos do blues, mas o canto exerce o papel principal em muitas composições. Mais do que simplesmente cantar a história que a letra da música desenvolve, os cantores de blues expressam seus sentimentos, que muitas vezes são de tristeza.

Com frequência, o cantor de blues canta uma melodia e os instrumentos em seguida a repetem ou “respondem” a ela, tocando melodias parecidas ou complementares. Os músicos de blues também criam partes da canção no próprio instante em que a executam, embora dentro de certas regras. Essa criação musical espontânea, surgida enquanto se toca, é conhecida como improvisação.

O blues se desenvolveu por volta do fim do século XIX, a partir da música tradicional dos negros do sul dos Estados Unidos. Essa música incluía os cantos que os escravos entoavam enquanto trabalhavam nos campos. Mais tarde, no início do século XX, o músico W. C. Handy compôs canções de blues que ajudaram a popularizar o estilo. As primeiras gravações de blues foram feitas nos anos 1920 por cantoras negras como Mamie Smith, Gertrude ‘Ma’ Rainey e Bessie Smith.

Na primeira metade do século XX, muitos negros se mudaram da zona rural do sul dos EUA para cidades do norte do país, levando o blues com eles. Os músicos de Chicago foram os principais criadores do blues urbano.

Entre os artistas mais famosos de blues estão Robert Johnson, Riley King, conhecido como B. B. King, John Lee Hooker, Muddy Waters e Buddy Guy. O blues exerceu grande influência sobre vários outros estilos musicais, como o próprio jazz, o rock e o soul.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.