O bode é um mamífero dotado de chifres, com espécies selvagens e outras domesticadas. A fêmea do bode é a cabra, e o filhote é chamado de cabrito. Ambos são criados pelo homem por sua carne, seu leite e sua lã. É um animal robusto que pode viver em grama áspera e rala e ser criado em terrenos que não tenham plantas suficientes para vacas ou carneiros.

Apesar de ser parente próximo do carneiro, a constituição física do bode não é tão pesada. Um bode domesticado geralmente pesa entre 45 e 55 quilos. O pelo do bode é mais liso e o rabo é mais curto que o do carneiro. Tanto o bode quanto a cabra têm chifres, e alguns machos selvagens podem ter chifres de até 1,2 metro. A maioria dos machos tem barba.

O bode alimenta-se de grama e arbustos. É um ruminante, o que significa que ingere o alimento e em seguida regurgita-o de volta à boca, quando torna a mastigá-lo e o engole novamente.

O bode selvagem vive nas montanhas, em regiões acidentadas da Europa, da Ásia e do norte da África. Ele é capaz de subir terrenos íngremes e rochedos sem perder o passo. A maioria dos bodes selvagens vive em rebanhos de cinco a vinte indivíduos. O bode e a cabra normalmente se unem apenas para acasalar.

Os povos criam bodes e cabras há cerca de 9 mil anos para comer sua carne e beber seu leite. O leite da cabra também é usado para fazer queijo. As raças angorá e caxemira são valorizadas pela lã sedosa e macia que fornecem, usada na produção de roupas e tapetes. O couro é usado na fabricação de luvas, calçados e outros produtos afins.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.