O bordo tanto pode ser uma árvore como um arbusto. Ele costuma ser plantado em parques e ruas de cidades do hemisfério Norte. É uma boa árvore de sombra, porque suas folhas formam uma copa espessa. No outono, as folhas do bordo ganham colorações belas, como amarelo, rosa, laranja, vermelho e roxo.

Existem cerca de duzentas espécies de bordo. Eles crescem em boa parte da América do Norte, da Europa e do nordeste da Ásia.

Os bordos variam de arbustos pequenos a árvores grandes, podendo alcançar até 40 metros de altura. As folhas geralmente têm várias seções, chamadas lobos, que lembram dedos. As flores aparecem no início da primavera, e suas cores variam do vermelho ao amarelo-esverdeado. Os bordos também têm “asas” finas como folhas de papel e que contêm sementes. Quando as asas se desprendem e caem no chão, espalham as sementes da planta.

O bordo-açucareiro, espécie que cresce no Canadá e nos Estados Unidos, produz uma seiva da qual se extraem açúcar e o chamado xarope de bordo. As pessoas retiram a seiva da planta no final do inverno ou no início da primavera, fazendo furos no tronco da árvore e colhendo a seiva em baldes. Depois a levam para ferver, a fim de engrossá-la. A madeira do bordo-açucareiro e de algumas outras espécies de bordo é usada na fabricação de móveis e outros produtos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.