O brócolis é um vegetal muito popular, grandemente apreciado pelos benefícios que traz à saúde. O nome vem da palavra italiana para “broto de repolho” — de fato, o brócolis pertence à mesma família que o repolho. O brócolis é uma planta anual de crescimento rápido, o que significa que, em uma única temporada de cultivo, seu ciclo de vida se completa.

Onde cresce o brócolis

O brócolis foi cultivado pela primeira vez na Roma antiga e se desenvolveu a partir do repolho selvagem, uma planta nativa da Ásia Menor (atual Turquia) e da região do Mediterrâneo oriental. Sua chegada ao Brasil se deu provavelmente através de imigrantes italianos, no início do século XX.

Atualmente, o brócolis prospera em várias partes do mundo, em áreas de clima moderado a frio. No Brasil, o cultivo se concentra nas regiões Sul e Sudeste.

Características

Há dois tipos principais de brócolis: o brócolis-de-cabeça, que lembra a couve-flor, e o brócolis ramoso. O brócolis-de-cabeça tem hastes curtas, grossas e verde-claras, no topo das quais há cachos espessos de cor verde-esmeralda. O brócolis ramoso tem hastes longas e finas de cor verde-escura, com cachos menos espessos. A planta normalmente atinge de 60 a 90 centímetros de altura e leva entre 60 e 150 dias para se desenvolver, dependendo do clima e da variedade.

Benefícios para a saúde

O brócolis normalmente é consumido cozido, porém a variedade de cabeça pode ser servida crua. O vegetal é uma grande fonte de nutrientes: é rico em vitaminas A e C, além de conter ferro, cálcio e riboflavina. Cientistas descobriram que o consumo de brócolis ajuda a proteger o corpo humano contra certas doenças, dentre elas o câncer.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.