Os dois membros superiores dos seres humanos, dos chimpanzés e dos macacos são chamados de braços. Cada braço pende de um ombro e é formado por ossos, juntas e músculos. Em conjunto, essas partes se articulam para permitir ao braço executar os mais diferentes movimentos, como dobrar, girar, balançar para trás e para a frente e mover-se de um lado para o outro.

Estrutura

Há três ossos no braço: o úmero, a ulna e o rádio. O úmero é o osso superior do braço. No ombro, a parte de cima desse osso ajusta-se a um soquete semelhante a uma xícara. Unidos por grossos cordões chamados ligamentos, o osso e o soquete formam uma junta, que permite ao braço girar e balançar. Dois músculos se ligam ao úmero: um dobra o braço, o outro o estica.

A ulna se liga à extremidade inferior do úmero numa junta do cotovelo. A ulna e o rádio se estendem do cotovelo ao pulso. Essa parte do braço é chamada de antebraço, e termina na mão. Graças a um par de músculos, o antebraço é capaz de balançar de um lado para o outro.

Função

Homens, chimpanzés e macacos usam os braços para mover as mãos e, assim, realizar muitas tarefas, como empurrar e puxar objetos, atacar, defender-se e carregar os filhotes. Chimpanzés e macacos também usam os braços para se agarrar aos galhos e se movimentar pelo chão.

Os braços em outros animais

Muitos outros animais têm dois membros dianteiros, mas apenas os primatas têm braços de verdade. Os dois membros frontais dos outros animais são conhecidos como patas, nadadeiras ou asas. As estrelas-do-mar e os polvos, por exemplo, têm membros que às vezes são chamados de braços. No entanto, esses membros não têm ossos ou juntas. Na estrela-do-mar, eles também são chamados de raios. Nos polvos, são conhecidos como tentáculos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.