A mistura dos metais cobre e estanho cria o bronze. O bronze, como outras combinações de metais, é chamado de liga. Ele é mais duro e mais forte que o cobre, além de não se desgastar com tanta facilidade quanto o cobre ou o estanho. Por essas razões, é frequentemente usado para fazer ferramentas e maquinário. Também é usado na fabricação de aparelhagem elétrica, molas, trancas e moedas. Desde a Antiguidade, é o metal mais popular para fazer estátuas e outros objetos artísticos.

Como se obtém o bronze

O bronze é feito acrescentando-se uma pequena quantidade de estanho derretido a uma quantidade maior de cobre derretido. Podem-se também acrescentar outros metais, caso se deseje obter ligas mais adequadas a determinados usos. Por exemplo, acrescentando-se um pouquinho de chumbo ao cobre e ao estanho, o bronze se torna escorregadio. Esse tipo de bronze é usado para fazer peças de máquina que deslizam umas contra as outras.

O trabalho com o bronze

O bronze é um excelente material para fazer estátuas, sinos e outros objetos artísticos. Depois que o bronze derretido é despejado em um molde e começa a esfriar, ele se expande. À medida que se expande, preenche todos os detalhes do molde. Quando esfria mais e endurece, ele encolhe um pouquinho, o que facilita a retirada do objeto final de seu molde. O bronze também muda de cor quando exposto ao ar e à água. Esse efeito, chamado de pátina, é muito bonito.

História

Os seres humanos descobriram há mais de 5 mil anos como se faz bronze. Essa descoberta permitiu aos povos da Antiguidade fabricar ferramentas e armas mais fortes e mais duradouras que as anteriores. Esses avanços foram tão importantes que o período antigo da produção de bronze veio a ser chamado de Idade do Bronze. Posteriormente se começou a usar essa liga para fazer estátuas, sinos de igreja, portas, arcos e muitos outros objetos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.