Um bumerangue é uma peça de madeira arqueada feita para ser arremessada, seja como brinquedo, seja como arma. Hoje o bumerangue é mais conhecido como brinquedo, mas os aborígines da Austrália, por exemplo, há muito tempo usam bumerangues na caça de animais e na guerra.

Existem dois tipos de bumerangue: os que voltam para a pessoa que os lançou e os que não voltam. Os bumerangues que retornam são leves e têm um formato curvo especial que lhes permite voar numa trajetória curva, terminando nas mãos de quem os lançou. Esse tipo de bumerangue é muito usado em eventos esportivos e em atividades recreativas.

Os bumerangues que não retornam são aqueles empregados como arma. Os povos antigos os usavam para matar presas ou inimigos. Esse tipo de bumerangue é muito menos curvo que o outro, por isso voa numa trajetória irregular.

Os bumerangues originais são encontrados principalmente na Austrália (o nome do objeto vem de lá). Contudo, povos do antigo Egito, do sul da Índia e de outras culturas também usavam armas com formato de bumerangue. Alguns grupos indígenas americanos usavam instrumentos desse tipo para caçar aves, coelhos e outros animais.

Os primeiros bumerangues eram feitos de um pedaço único de madeira talhada (esculpida). O entalhador aquecia a madeira na brasa e então a curvava para que assumisse a forma desejada. Hoje, os bumerangues usados em esportes muitas vezes são feitos de compensado (chapa de madeira) ou fibra de vidro, e sua aparência pode ser muito diferente daquela dos bumerangues tradicionais. Por exemplo, alguns bumerangues modernos têm a forma da letra ípsilon (Y).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.