O cálcio é o quinto elemento químico mais abundante na crosta terrestre. Também representa 2 por cento do corpo humano. No corpo, o cálcio ajuda a formar os ossos e os dentes e a mantê-los saudáveis. Também está presente no sangue e nas células nervosas. Os cientistas usam símbolos para representar os elementos químicos, e o que corresponde ao cálcio é Ca.

O cálcio nunca é encontrado sozinho na natureza. Ele sempre se junta a outros elementos para formar compostos que são encontrados no mundo todo. Um composto comum é o carbonato de cálcio — uma combinação de cálcio, carbono e oxigênio. O carbonato de cálcio é o principal ingrediente do calcário, do mármore, do giz e da casca de ovo. A cal, ou cal virgem, é outro composto bastante comum.

Embora o cálcio não seja encontrado sozinho na natureza, os cientistas descobriram como separá-lo de outros elementos para conseguir o elemento puro. Sozinho, o cálcio é um metal prateado resistente, mas leve. Os cientistas o usam para criar ligas, ou combinações de metais, com chumbo, alumínio, cobre e outros elementos. Essas ligas são usadas para fabricar baterias e preparar outras ligas. O cálcio puro também é usado para extrair determinados metais dos minérios onde eles se encontram. Ajuda a remover o oxigênio, o enxofre e o carbono das matérias-primas.

Os compostos de cálcio são usados em muitas indústrias. O carbonato de cálcio é usado para fazer peças de cerâmica e vidro, em remédios e no fermento. A cal é amplamente usada como material de construção e fertilizante.

Os produtos lácteos, frutas e vegetais de folhas verdes são boas fontes de cálcio.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.