A câmera é um instrumento usado para gravar imagens de pessoas ou objetos. Também se pode dizer câmara. Algumas câmeras gravam imagens paradas, chamadas fotografias ou fotos. As de cinema e de vídeo gravam imagens em movimento, chamadas filmes ou vídeos.

A palavra “câmera” vem da expressão latina camera obscura, que significa “câmera escura”. A expressão surgiu porque os primeiros experimentos com a captação de imagens eram realizados em uma câmera (ou quarto) escura.

Como as câmeras funcionam

Câmeras tradicionais

Uma câmera tradicional é uma caixa à prova de luz. A caixa contém uma abertura, ou furo, que deixa a luz entrar por determinado período de tempo. Um dispositivo chamado obturador controla essa abertura e, consequentemente, a quantidade de luz que entra na câmera.

A luz do objeto fotografado entra na câmera através de uma ou mais lentes. As lentes direcionam a luz para o filme que está armazenado na câmera. O filme, revestido por substâncias químicas, reage à luz e grava a imagem do objeto. Depois, os fotógrafos tiram o filme da câmera e, com produtos químicos especiais, o usam para fazer impressões da imagem em papel.

Existem muitos tipos de câmeras tradicionais. Algumas são totalmente automáticas. Isso significa que a câmera ajusta o foco e deixa entrar a quantidade de luz suficiente para fazer uma boa foto. O fotógrafo só precisa direcionar a câmera e apertar um botão. Em outras câmeras, o fotógrafo pode fazer esses ajustes manualmente.

Câmeras digitais

Uma câmera digital trabalha de maneira semelhante a uma tradicional. No entanto, capta a imagem em um chip eletrônico, e não em um filme. O chip é um sensor de luz que transforma a imagem em sinais eletrônicos. A maioria das câmeras digitais tem uma pequena tela que exibe a imagem imediatamente. A câmera também pode armazenar a imagem em um cartão de memória. Os fotógrafos então transferem a imagem guardada para um computador. Isso lhes permite ver a imagem, enviá-la por e-mail ou imprimi-la.

Câmeras de cinema e vídeo

As câmeras de cinema são como as tradicionais, mas gravam imagens em movimento. Fazem isso tirando muitas fotos seguidas, uma após a outra, em geral 24 ou 30 por segundo. Elas gravam as imagens em um rolo de filme. Quando o projetor de cinema exibe as fotos do filme, uma após a outra, elas parecem estar em movimento. As câmeras de vídeo, ou camcorders, gravam em fita magnética as imagens em movimento. As câmeras digitais armazenam imagens em movimento na forma de sinais elétricos.

História

Antigamente, as pessoas usavam a camera obscura para ver os eclipses do Sol. Elas ficavam dentro de um quarto pequeno e escuro que só tinha um orifício minúsculo para deixar a luz entrar. Uma imagem da cena exterior aparecia de cabeça para baixo, projetada na parede, através do orifício. Mais tarde, foram criadas caixas portáteis que funcionavam como a antiga camera obscura. Um espelho refletia sobre uma tela a imagem do que estava fora da caixa.

Em 1837, um francês chamado Louis Daguerre descobriu uma maneira de gravar em placas metálicas as imagens geradas por uma camera obscura. Tanto o aparelho como as imagens gravadas por ele foram chamados de daguerreótipos. Por volta da mesma época, um inglês chamado William Henry Fox Talbot usou uma caixa semelhante para gravar imagens em papel. Esses dois homens criaram as primeiras câmeras modernas.

No final do século XIX, o inventor americano George Eastman fez uma câmera que tornou a fotografia acessível às pessoas em geral. Antes disso, as câmeras eram pesadas, complicadas e caras. A câmera de Eastman era pequena e fácil de usar. As pessoas simplesmente apertavam um botão para tirar fotos e depois enviavam o filme para a fábrica de Eastman, para que as fotos contidas nele fossem impressas.

O inventor americano Thomas Edison e os irmãos franceses Lumière desenvolveram câmeras de cinema no final do século XIX. As câmeras digitais só surgiram na década de 1990. No início do século XXI, a grande maioria dos telefones celulares passou a ser equipada com uma câmera digital, o que levou muitas pessoas a deixar de usar câmeras avulsas. As câmeras de celular tornaram muito popular o compartilhamento instantâneo de fotos e vídeos por meio de redes sociais e aplicativos de bate-papo.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.