A cabaça é um fruto de casca dura geralmente usado como objeto de decoração ou em artesanato. Em algumas regiões do Brasil, é conhecida pelo nome de porongo. Cabaças podem ter uma grande variedade de formas e ser bastante coloridas. Elas são aparentadas com a moranga, a abóbora, o pepino e o melão.

Originária das Américas, da África tropical e da Ásia, a cabaça foi uma das primeiras plantas cultivadas pelo homem. Atualmente, é plantada nos trópicos e nas áreas de clima ameno.

A cabaça se desenvolve a partir de plantas rastejantes, viscosas e cobertas com pelos ásperos e espinhosos. As folhas são grandes, e as flores, brancas ou amarelas. As cabaças menores têm o tamanho de uma bola de gude. As maiores têm mais de 2 metros de comprimento. Algumas são brancas, mas muitas outras têm faixas, listras ou manchas em tons de amarelo e verde. Algumas têm casca lisa, enquanto outras têm saliências ou espinhos.

Em alguns países o fruto é consumido como alimento, mas na maioria das vezes ele é usado para fazer instrumentos musicais, cachimbos, máscaras e vasilhas, como jarros de água e cuias de chimarrão. A bucha, uma esponja vegetal, é obtida através da secagem do miolo de um tipo de cabaça.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.