O cacto é uma planta de regiões desérticas. Cresce em lugares secos, onde outras plantas enfrentam problemas para sobreviver. Sua capacidade de armazenar água é o que o mantém vivo. Os cactos são protegidos por espinhos pontudos, o que desestimula os animais a comerem-nos.

Onde os cactos crescem

Existem cerca de 1.650 espécies, ou tipos, de cactos. Essas plantas crescem principalmente em regiões secas dos Estados Unidos, México, América Central e América do Sul. O México tem o maior número e variedade de cactos.

Características físicas e crescimento

Os cactos são plantas suculentas. Isso significa que têm tecidos grossos, com capacidade para captar e reter grandes volumes de água. A água armazenada mantém essas plantas vivas durante os períodos secos. Ao contrário de muitas plantas, os cactos não têm raízes profundas. Em vez disso, suas raízes se distribuem perto da superfície do solo. Isto é importante para a sua sobrevivência. As raízes absorvem água de uma grande área nas poucas ocasiões em que chove.

Os cactos são conhecidos por ter espinhos pontudos. Eles crescem de diferentes maneiras na superfície da planta. Alguns cactos também têm flores e galhos. A maioria não tem folhas. Se um cacto tem folhas, elas são muito pequenas e caem à medida que a planta cresce.

Há cactos de muitos tamanhos. Os chamados figueira-da-índia crescem em cachos baixos. O cacto gigante conhecido como saguaro pode chegar a ter 1,5 metro. Seus galhos podem ter cerca de 60 centímetros de espessura.

A maioria dos cactos cresce no chão. Alguns, conhecidos como epifilos, crescem nas plantas. Outros podem crescer em superfícies duras, como pedras.

Usos

Os cactos costumam ser cultivados para decoração. Muitas variedades raras e bonitas são admiradas como plantas domésticas. Na América do Sul, às vezes os cactos são usados como cerca natural. Nos Estados Unidos, o estado do Arizona adotou a flor do cacto saguaro como simbolo.

Alguns tipos de cacto são cultivados para servir de alimento. A fruta do saguaro, que tem o formato de um ovo, pode ser consumida. As pessoas também comem a fruta da figueira-da-índia.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.