Calango é o nome genérico que se dá a vários tipos de lagartos de pequeno porte. Normalmente, é um tipo de réptil que não passa dos 30 centímetros de comprimento. Ele pertence à família dos lacertídeos, mas existem centenas de variações da espécie que podem receber esse mesmo nome.

O calango costuma ter cauda longa e se alimenta principalmente de insetos e pequenos invertebrados, como gafanhotos, grilos, aranhas e cupins. Tem quatro patas e caminha rapidamente pelas superfícies, arrastando a barriga, sem se ferir. Isso acontece porque a pele do calango funciona como uma armadura: é escamosa e bastante resistente. Outra característica desse réptil é soltar a cauda para enganar seu predador. Algum tempo depois ela nasce de novo.

Esse bicho é encontrado em locais com pouca circulação de pessoas. Fica embrenhado no mato e se camufla por entre as plantas, as pedras e as árvores. De hábitos diurnos, costuma se expor ao sol nas horas mais quentes do dia.

No Nordeste do Brasil, o calango serve até como alimento para as pessoas durante as épocas de seca.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.