O calcário é uma rocha formada por pedaços de conchas que se aglomeraram ao longo de milhões de anos no solo dos oceanos. À medida que camadas de conchas e de lodo se acumularam, as camadas inferiores foram endurecendo e formando as rochas calcárias.

Encontrado no mundo todo, o calcário pode ser macio ou duro. A cidade de Dover, na Inglaterra, é famosa por suas falésias de greda, uma variedade de calcário mais macio. O mármore é uma variedade muito dura de calcário, formada sob forte pressão e calor na crosta terrestre.

A rocha calcária é usada para fazer cimento, pavimentar estradas e produzir fertilizantes. Algumas variedades são fortes o suficiente para ser usadas em construções. O calcário também serve para fazer pisos, revestir paredes e esculpir monumentos. Embora seja muito útil nas construções, porque não se desgasta com facilidade e não é difícil de moldar, com o tempo a cor das construções e dos monumentos, que é branca, torna-se cinza.

Muitos depósitos de rocha calcária contêm fósseis, isto é, marcas antigas de plantas ou de animais. Os cientistas que estudam a Terra fazem muitas descobertas sobre o desenvolvimento do planeta a partir de fósseis encontrados nessas rochas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.