O calor é uma forma de energia. Ele se transfere de um corpo quente para um corpo frio em virtude da diferença de temperatura entre eles. A matéria fria absorve a energia, tornando-se mais quente.

A matéria é feita de partículas chamadas moléculas, que estão sempre em movimento. Quando a matéria é aquecida, as moléculas passam a se mover mais rápido, e sua temperatura aumenta.

A transferência de calor ocorre de três maneiras: por condução, por convecção e por irradiação. A condução térmica é a transferência de calor entre dois ou mais objetos que estejam em contato entre si. A passagem do calor de uma frigideira quente para o alimento colocado nela é um exemplo.

A convecção é a transferência de calor gerada pela movimentação de um líquido ou gás. Um exemplo é o aquecimento da água em uma chaleira. Conforme a água esquenta, suas moléculas sobem e o calor se espalha.

A irradiação térmica é a transferência de calor entre objetos que não estão em contato entre si, como o calor sentido por uma pessoa que está a certa distância de um aquecedor ligado ou de um forno quente.

A irradiação do Sol proporciona à Terra grande parte de seu calor. A energia do Sol é armazenada em combustíveis como carvão, petróleo, gás e madeira. Esses combustíveis podem ser queimados para fornecer mais calor.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.