O camelo é um grande mamífero acostumado a viver e trabalhar no ambiente quente e seco do deserto. Da mesma família da lhama e da alpaca, os camelos são conhecidos por sua corcova. O camelo-árabe, ou dromedário, tem apenas uma corcova, enquanto o camelo-bactriano, ou camelo-asiático, tem duas.

Onde os camelos vivem

O camelo-bactriano vive nas montanhas da Ásia central. A maioria dos camelos dessa espécie foi domesticada para ajudar os seres humanos, mas ainda há pequenos rebanhos de camelos-bactrianos selvagens vivendo na Mongólia e no noroeste da China.

O dromedário vive principalmente no norte da África, no Oriente Médio e na Índia. Não existem mais dromedários selvagens nesses lugares, só em outro lugar distante de lá, a Austrália. Eles são descendentes de camelos domesticados levados para o país no século XIX.

Características físicas

Os camelos pesam cerca de 650 quilos e têm por volta de 2 metros de altura, contando a partir da corcova. A corcova é feita de gordura e músculo. Camelos têm pescoço longo, cabeça pequena e lábio superior dividido. Cílios longos protegem seus olhos das tempestades de areia e da luz do sol. Suas narinas também podem se fechar para evitar a entrada de areia. Os camelos têm quatro patas, e cada uma delas tem dois dedos em forma de casco. Uma pelagem grossa, cor de areia, cobre seu corpo.

Comportamento

Os camelos são bem adaptados para a vida no deserto. Eles se alimentam de plantas espinhosas, arbustos e grama seca. Podem ficar dias, ou mesmo meses, sem beber água. Se um camelo fica sem comida e água, a gordura em sua corcova pode sustentá-lo por vários dias. Nesse caso, a corcova fica mais flácida e pende para um lado.

Usos

Pessoas que vivem no deserto andam de camelo e o usam para carregar coisas. Os camelos podem carregar até 450 quilos. Por serem úteis no transporte, em alguns lugares esses animais são chamado de “navios do deserto”. Pessoas que moram no deserto também bebem o leite do camelo e comem sua carne. Do seu pelo é possível fazer tendas, cobertores, tapetes, roupas e cordas. As fezes secas dos camelos podem ser usadas como combustível para produzir fogo para cozinhar.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.