A canoagem é a atividade de impulsionar uma canoa com a ajuda de remos. A canoa é um barco estreito e leve, geralmente com extremidades pontudas e laterais encurvadas.

As canoas são um dos meios de transporte mais antigos que existem. No Brasil, sempre foram associadas aos índios, que as constroem a partir do tronco de árvores. Em muitos lugares do interior do país, elas continuam sendo importantes para pessoas que precisam se deslocar pelos rios. Hoje em dia, porém, a canoagem é exercida sobretudo como esporte e como atividade recreativa.

Esporte competitivo

A canoagem como esporte provavelmente teve início em corridas improvisadas entre pessoas que voltavam da caça e da pesca ou de expedições de guerra. A atividade só se tornou esporte oficialmente na segunda metade do século XIX, em competições regionais e nacionais na Grã-Bretanha e na América do Norte, muitas das quais acontecem até hoje.

O esporte foi se tornando popular na Europa ao longo do século XX, sendo incluído nos Jogos Olímpicos de 1936, para os homens, e de 1948, para as mulheres. Como resultado dessa popularidade, durante certo tempo quase todos os canoístas olímpicos vencedores foram europeus. Atletas da União Soviética e do Leste Europeu começaram a se sobressair após a Segunda Guerra Mundial.

Atualmente, a canoagem é praticada em canoas ou em caiaques. Há duas modalidades olímpicas: a canoagem velocidade e a canoagem slalom.

O canoísta de maior destaque até hoje foi o sueco Gert Fredriksson, que, nos Jogos Olímpicos de 1948 a 1956, ganhou seis medalhas de ouro em atuações individuais e em equipe, além de quarenta medalhas de ouro em campeonatos internacionais. Dentre as mulheres, a alemã Birgit Fischer é considerada a mais bem-sucedida. Entre 1980 e 2004, ela consquistou doze medalhas olímpicas, sendo oito de ouro.

Canoagem no Brasil

No Brasil, a canoagem surgiu como esporte com a chegada do imigrante alemão José Wingen, em 1943. Em 1984, o Rio de Janeiro sediou a primeira competição oficial brasileira de canoagem, realizada na lagoa Rodrigo de Freitas. Em 1985, foi criada a Associação Brasileira de Canoagem, que, quatro anos mais tarde, se tornou a Confederação Brasileira de Canoagem. A primeira participação de canoístas brasieliros nas Olimpíadas foi em 1992, nos jogos de Barcelona. As primeiras medalhas — ouro e bronze — foram conquistadas em campeonatos mundiais em 2013.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.