A capivara é o maior animal mamífero roedor do mundo. Pertence à ordem Rodentia, da qual também fazem parte o camundongo, o coelho e o castor.

Originária da América do Sul, a capivara pode ser encontrada desde as matas do rio Orenoco, na Venezuela, até o rio da Prata, na Argentina. Espalhada por quase todo o território brasileiro, é mais numerosa na Amazônia, no Pantanal Mato-Grossense e no banhado do Taim, no Rio Grande do Sul.

As capivaras são herbívoras e vivem em bandos, sempre perto de lagos, rios e pântanos. Elas têm membranas nas patas, o que as torna excelentes nadadoras e mergulhadoras. Caracterizam-se pelo corpo roliço, ausência de cauda, orelhas pequenas e pelagem de cor parda. Um exemplar adulto atinge 70 quilos e 1 metro de comprimento. As leis ambientais brasileiras proíbem a caça da capivara, mas a criação em cativeiro para consumo da carne é permitida.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.