A capoeira é uma arte marcial brasileira inventada pelos negros bantos trazidos da África para o Brasil como escravos. A capoeira é uma luta, mas pode ser apenas um esporte. Ela costuma ser acompanhada de um tipo específico de música feita por tambores e berimbau, instrumento intimamente associado à capoeira.

Origem

Muitas teorias tentam explicar a origem da capoeira. A mais aceita afirma que ela surgiu nos rituais religiosos em que os bantos, que vinham principalmente de Angola, saltavam, gesticulavam e gingavam o corpo.

A história da capoeira como luta está mesclada à história da resistência dos escravos no Brasil do século XVII. Acredita-se que os negros reunidos no quilombo de Palmares, liderados por Zumbi, praticavam a capoeira como treinamento e diversão. A capoeira é uma luta de habilidade e rapidez, cuja finalidade é derrubar o adversário pelo desequilíbrio.

Os escravos fugitivos eram perseguidos pelo governo, que queria acabar com os quilombos e, consequentemente, com a resistência dos negros que ali se refugiavam da escravidão.

Nessas perseguições, os negros deveriam ser capturados sem ferimentos graves, pois eram propriedade de senhores brancos. Isso obrigava os soldados à luta corpo a corpo para conseguir prendê-los. A superioridade dos negros era evidente, pois eles lutavam capoeira, usando a cabeça, os braços, as pernas e a ginga do tronco. Eles venciam esses embates, e só foram dizimados quando os soldados usaram armas.

O uso de música durante a luta explica-se pela necessidade de os treinamentos serem disfarçados. Ou seja, os escravos fingiam que estavam dançando e brincando ao som da música, quando na verdade estavam treinando.

Valor cultural

Durante muitos anos a capoeira foi proibida, por ser considerada prática de vadios e arruaceiros. Finalmente, em 1937, durante o governo de Getúlio Vargas, ela foi reconhecida como um esporte e uma autêntica manifestação cultural brasileira.

Atualmente a capoeira acontece nas praças de muitas cidades do Brasil, é praticada por homens e mulheres de todas as idades, em rodas que reúnem tocadores de berimbau e instrumentos de percussão.

Há cursos que ensinam a lutar capoeira e campeonatos nos estados brasileiros e, atualmente, também existem escolas da luta em diversos países estrangeiros.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.