O caqui é uma planta da família do ébano (a das ebenáceas), que tem mais de quinhentas espécies e arbustos. Parte delas é nativa dos trópicos e é decídua — ou seja, permanece sempre com as folhas ao longo do ano. As folhas lisas ficam espalhadas em lados opostos dos galhos.

Algumas árvores dessa família são importantes para o setor madeireiro. Outras são cultivadas por suas folhas ornamentais ou pela fruta comestível, o caqui, que é uma baga suculenta.

Há o caqui comum, ou americano (Diospyros virginiana), nativo da América do Norte, e o caqui-japonês (Diospyros kaki), nativo da China, mas de amplo cultivo em outras regiões de clima temperado.

O caqui comum tem 4 centímetros de diâmetro e cor laranja. As árvores crescem aproximadamente de 10 a 12 metros de altura e têm flores brancas amareladas, em formato de sino. A árvore do D. kaki cresce 12 metros de altura ou mais e tem flores brancas e frutas vermelho-alaranjadas, com cerca de 7,5 centímetros de diâmetro.

Por ser uma árvore de fácil adaptação, o caquizeiro é plantado em muitos países, como o Brasil. A vegetação abundante dessa árvore encontra-se nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.