Os caraíbas, ou caribes, eram um povo nativo americano (ou índio) que habitava a América do Sul e as ilhas do mar do Caribe, cujo nome é derivado do deles.

Antes, os caraíbas moravam em pequenas aldeias no norte da América do Sul. Eles erguiam casas com estruturas de toras recobertas de folhas de palmeira e praticavam a caça e a agricultura.

A partir do ano 1000 d.C., muitos caraíbas se transferiram para as ilhas do mar do Caribe conhecidas como Pequenas Antilhas. Os caraíbas das Antilhas eram mais guerreiros que os caraíbas sul-americanos e expulsaram o povo aruaque das ilhas.

Os caraíbas das ilhas eram guerreiros ferozes. Depois de torturar e matar os inimigos homens, capturavam as mulheres e as levavam para suas tribos, para serem suas esposas ou escravas. Os caraíbas podem ter tido o costume de comer os corpos de seus inimigos. Essa prática, conhecida como canibalismo, pode ter sido um aspecto de sua religião tribal.

Exploradores espanhóis começaram a chegar às ilhas dos caraíbas no fim do século XV. Os caraíbas sul-americanos foram exterminados por guerras e pelas doenças trazidas pelos espanhóis. Mas estes evitavam as ilhas habitadas pelos caraíbas. Não havia ouro nessas ilhas, e os caraíbas ilhéus eram difíceis de derrotar em batalhas. No século XVII, as Antilhas foram conquistadas por outros europeus, como os franceses e os ingleses, e poucos caraíbas que viviam lá sobreviveram. Hoje seus descendentes vivem nas ilhas de São Vicente (do arquipélago de São Vicente de Granadinas) e da Dominica.

Os garifunas são outro grupo de origem caraíba. Eles surgiram a partir da miscigenação de escravos trazidos da África com caraíbas das Antilhas. Hoje, os garifunas vivem nos países centro-americanos de Belize, Honduras e Nicarágua.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.