O caracol e a lesma são animais semelhantes. A principal diferença entre eles é que o caracol tem concha e a lesma, não. Ambos pertencem ao grupo dos animais de corpo mole chamados moluscos, entre os quais estão a ostra, o marisco e a lula.

O caracol e a lesma são encontrados no mundo todo. Alguns vivem no solo ou em árvores, enquanto outros moram na água. Há também aqueles que passam o inverno debaixo da terra.

Em geral, esses animais são pequenos e têm cor parda. O caracol tem o corpo e a concha enrolados em espiral. A concha o protege do calor e dos predadores. Ela aumenta de tamanho conforme o caracol cresce. O corpo da lesma é esticado — ou seja, não é enrolado como o do caracol. Ambos os animais possuem dois longos tentáculos que se projetam do alto da cabeça. Cada tentáculo tem um olho na ponta.

Caracóis e lesmas locomovem-se deslizando sobre um pé. Eles secretam um fluido viscoso que ajuda o pé a deslizar.

Seu alimento consiste de plantas. As lesmas comem também animais mortos e, às vezes, vermes e até caracóis. Ambos são presas de cobras, sapos, tartarugas, besouros e aves.

Para os jardineiros, os caracóis e as lesmas são considerados pragas. No entanto, em alguns lugares, como na França, as pessoas comem certos tipos de caracóis.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.