O carcaju é um mamífero da família da doninha. Da mesma forma que seu parente, o cangambá, o carcaju pode exalar um odor desagradável. Seu nome científico é Gulo gulo.

O carcaju é encontrado em geral no norte da Europa, da Ásia e da América do Norte. É conhecido por sua força e por seu grande apetite.

O carcaju se parece com um urso pequeno e roliço. Ele possui uma cauda longa e peluda. Seu tamanho varia de 66 a 91 centímetros de comprimento, e o peso, de 9 a 30 quilos. O carcaju tem orelhas e pernas curtas, dentes fortes e garras afiadas. Sua densa pelagem é marrom-escura, quase preta. Uma faixa de pelos mais claros corre de cada lado, do pescoço até o início da cauda.

O carcaju vive sozinho e tem hábitos noturnos. Ele pode andar até 64 quilômetros por dia à procura de alimento. O carcaju come pequenos animais que ele mesmo caça, ou animais maiores, que já encontra mortos. Alguns carcajus atacam animais grandes, como ovelhas e cervos. O carcaju não tem predadores naturais, exceto o ser humano.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.