O carneiro e a ovelha, também conhecidos como ovinos, estão entre os mais valiosos animais domésticos. Os animais domésticos são aqueles que foram amansados para servir ao ser humano. Dos ovinos, pode-se consumir a carne e beber o leite. Sua (tipo de pelagem macia) é usada na confecção de roupas. Os ovinos machos são chamados de carneiros, as fêmeas são conhecidas como ovelhas e os filhotes são os cordeiros. Os ovinos são parentes próximos dos caprinos, isto é, do bode e da cabra.

Existem mais de duzentas raças de ovinos, que são encontradas em todos os continentes, menos na Antártica. Podem ser selvagens ou domésticas. A maioria dos ovinos vive em áreas montanhosas e secas.

Um macho adulto pesa de 35 a 180 quilos. Alguns ovinos têm chifres, que crescem enrolados no alto da cabeça. Certos ovinos selvagens possuem chifres muito longos, que podem chegar a mais de 1 metro de comprimento. Em geral, os domesticados possuem uma densa pelagem de fibras chamada lã. Os ovinos selvagens possuem lã e também pelos.

Os ovinos comem capim e vegetais. Eles geralmente pastam em grandes grupos, ou rebanhos. O estômago desses animais é dividido em quatro compartimentos, ou câmaras. Depois de mastigar o alimento, eles o regurgitam (trazem-no de volta do estômago para a boca) e o mastigam novamente. Isso ajuda o estômago a digerir completamente a comida.

Os ovinos são criados por causa da carne, do leite e da lã. Algumas pessoas consomem leite de ovelha, que é usado também para fazer queijos. Há raças que são criadas apenas pela lã que produzem. Entre elas, estão as raças merino e Rambouillet.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.