O carnotauro era um dinossauro carnívoro que pertencia à família dos saurisquianos, dinossauros com bacia semelhante à dos sáurios, ou lagartos.

Quando e onde viveu o carnotauro

Viveu na América do Sul durante o período Cretáceo Médio, que durou entre 144 a 65 milhões de anos atrás. A primeira evidência fóssil do carnotauro foi descoberta em 1985. Um esqueleto quase completo, faltando apenas as patas traseiras e a cauda, foi encontrado no sul da Argentina.

Características físicas

O carnotauro podia alcançar um comprimento de até 7,6 metros e uma altura de até 4,6 metros a partir dos quadris. Tinha um focinho curto sem ponta e dentes pontudos e afiados, mas sua característica mais notável era os dois chifres localizados acima dos olhos. Estes chifres pareciam um pouco com os de um touro e, portanto, inspiraram o nome carnotauro, que significa "touro carnívoro". Protuberâncias na cabeça de um dinossauro, como galos, chifres e nódulos, eram comuns nos dinossauros terópodes, e podem ter sido usados para se exibirem, para atrair companheiros ou quando competiam contra outros membros da mesma espécie.

Comportamento

A estrutura dos ossos sugere que o carnotauro era um bípede, o que significa que ficava em pé e caminhava sobre as duas patas traseiras. Os cientistas não sabem se o carnotauro movia-se lentamente ou tinha a velocidade e agilidade para perseguir as presas. Ele pode ter se alimentado das carcaças de animais mortos, como outros necrófagos. Seus braços eram surpreendentemente pequenos para um dinossauro terópode, e as mãos tinham três dedos com garras afiadas. Provavelmente usava as garras das patas para segurar e rasgar a comida.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.