Carpa é o nome dado a diversos peixes da família das carpas. Um dos mais conhecidos é a carpa comum, um peixe grande e acinzentado, de água doce. O peixe-vermelho e o peixinho-dourado também pertencem à família das carpas.

A carpa vive em lagoas, lagos e rios em todo o mundo. Ela prefere águas mais quentes e calmas, mas pode sobreviver em quase todos os tipos de água doce.

A carpa pode ser marrom-amarelada, esverdeada ou cinza. Os japoneses desenvolveram alguns tipos ornamentais, com manchas coloridas em tons de laranja e azul, que são muito comuns no Brasil. Muitas espécies têm antenas, chamadas de barbilhos, nos cantos da boca. Os barbilhos ajudam a carpa a encontrar comida em águas escuras e turvas. Além da cor, as carpas também variam de tamanho. A carpa comum pode chegar a 1 metro de comprimento, mas a maioria mede por volta de 35 centímetros.

Plantas e animais são o alimento desse peixe. Quando come, ele suga tudo o que está no fundo e cospe a sujeira. Esse comportamento deixa a água turva e pode incomodar outros peixes.

As carpas costumam viver sozinhas ou em pequenos grupos. As fêmeas botam milhares de ovos a cada ano. Eles levam dias para serem chocados, mas os filhotes crescem rápido.

A carpa é um alimento popular na Ásia e na Europa. As pessoas também comem carpas nos Estados Unidos e na Austrália, embora muitos a considerem uma praga.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.