O carvão é a maior fonte de combustível do mundo. O carvão mineral é uma pedra preta ou marrom que, quando queimada, libera energia na forma de calor. O carvão é usado principalmente para produzir eletricidade.

Como o carvão se forma

O carvão usado hoje em dia começou a se formar há 300 milhões de anos. Naquela época, a Terra era coberta por pântanos com samambaias gigantes e outras plantas. Quando essas plantas morriam, afundavam na água. Mas elas não se decompuseram completamente. Ao invés disso, formaram uma substância chamada turfa. Com o tempo, camadas de pedras e de outros materiais se formaram sobre a turfa. O calor e a pressão fizeram a turfa endurecer e se transformar em carvão.

Tipos de carvão e seus usos

Há diversos tipos de carvão. O antracito é um carvão duro. Ele produz a maior quantidade de calor e é usado principalmente para aquecer casas. A hulha, ou carvão betuminoso, é macia. É usada em usinas, para a geração de eletricidade. A hulha também é utilizada em fábricas de aço para fazer coque, outro tipo de combustível. O lignito, o tipo mais macio de carvão, é usado para produzir gás e eletricidade.

Mineração

O carvão é obtido por meio da mineração. Em um processo chamado de lavra por tiras, os mineradores retiram o carvão de uma camada do solo muito próxima à superfície. Na mineração profunda, os mineradores cavam longos túneis para retirar o carvão que está enterrado no subsolo.

A mineração pode ser uma atividade perigosa. Os mineradores de carvão, ou mineiros, podem se machucar ou morrer quando o teto da mina desaba. Às vezes, gases presos no carvão podem causar incêndios ou explosões. Muitos mineiros têm problemas de saúde porque respiraram muito pó de carvão ao longo da vida.

Desvantagens do carvão

Em comparação com outras fontes de energia, o carvão é barato e abundante. No entanto, o carvão tem muitas desvantagens. Queimar carvão pode causar a chamada chuva ácida, uma perigosa forma de poluição. A queima do carvão também faz aumentar a temperatura da atmosfera da Terra, o que pode prejudicar os seres vivos. Finalmente, como o carvão leva tanto tempo para se formar, é conhecido como uma fonte de energia não renovável. Um dia o suprimento mundial de carvão deverá acabar.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.