A cascavel é uma cobra venenosa que possui um chocalho na cauda. Ela balança o chocalho para ameaçar outros animais ou avisá-los de sua presença.

Existem cerca de trinta espécies de cascavéis. Elas vivem em todo o continente americano, desde o sul do Canadá até a Argentina. São mais comuns nos desertos do sudoeste dos Estados Unidos e do norte do México.

A maioria das cascavéis têm cor cinza-amarronzada, com manchas em forma de diamantes ou barras transversais. Elas podem alcançar entre 30 centímetros e 2,5 metros de comprimento. Sua cabeça tem forma de triângulo.

As cascavéis pertencem ao mesmo grupo de serpentes venenosas do qual fazem parte as víboras. Entre os olhos e a narina, essas cobras possuem uma cavidade que funciona como sensor de calor para encontrar as presas. Elas comem roedores, lagartos e pássaros. Quando uma cascavel pica, o veneno é inoculado para dentro da presa por meio dos dentes.

Quando ameaçada, a cascavel ergue e move o chocalho. Dentro dele há vários pedaços de pele ressecada e antiga. Eles se chocam uns contra os outros quando a cauda da cascavel balança, causando o ruído que avisa aos intrusos para se afastar.

A maioria das cascavéis é tímida e procura ficar longe das pessoas. Mas, se forem perturbadas, elas reagem. Sua picada é dolorida e pode levar à morte. No entanto, se a pessoa for medicada rapidamente, os efeitos do veneno serão contidos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.