O castor é um mamífero conhecido pela habilidade de construir. Ele usa galhos, pedras e lama para erguer estruturas chamadas barragens, que são construídas transversalmente ao rio para bloquear o fluxo de água, criando um grande lago. É nessas águas paradas que os castores constroem suas casas, e não nas correntezas.

O castor pertence ao grupo de animais chamados roedores. Assim, é parente dos ratos, dos esquilos e dos ratos-almiscarados. Existem duas espécies de castor: o americano, encontrado na América do Norte, e o eurásico, que vive em algumas partes da Europa e da Ásia. Os castores vivem em rios, riachos e lagos, mas também passam algum tempo em terra.

O castor tem cerca de 1,3 metro de comprimento, incluindo a cauda, que é escamosa, achatada e em forma de remo. Seu corpo atarracado e suas pernas curtas são cobertos por uma pelagem marrom espessa. Ele usa as pequenas patas da frente para carregar objetos. As patas de trás são largas, e seus dedos são ligados por uma membrana, o que o ajuda a nadar. O sistema respiratório desse roedor permite que ele fique debaixo da água por até 15 minutos.

O castor tem hábitos noturnos e se alimenta principalmente de árvores, incluindo brotos, folhas, ramos e a camada que fica sob a casca.

Com suas fortes mandíbulas e seus potentes dentes incisivos, os castores são capazes de cortar árvores novas. Eles trabalham em grupos para erguer as barragens e, em pares, constroem suas casas, chamadas de tocas, com galhos e lama. As tocas podem ter até 1,5 metro de altura, com o telhado em forma de cúpula.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.