Chama-se catedral, sé ou matriz a igreja cristã que é também sede de um bispado. Os bispos supervisionam várias igrejas de uma determinada região, de modo que a catedral costuma ser a maior e a mais bem decorada. Entretanto, as catedrais podem ser de vários tamanhos e estilos.

As mais grandiosas e magníficas foram as construídas em estilo gótico, entre os séculos XII e XV, na Europa ocidental. As catedrais góticas em geral são de pedra cinza, com belas e elaboradas torres e uma janela redonda acima do altar. Têm grandes janelas em arco e também, normalmente, vitrais coloridos. Artistas e artesãos se dedicavam a decorar essas catedrais, que eram o centro da vida religiosa das cidades.

Na Europa, as mais famosas catedrais são as de: Notre-Dame, em Paris, na França; São Marcos, em Veneza, na Itália; Canterbury, na Inglaterra; Milão, na Itália; e Colônia, na Alemanha. Na America do Norte, entre as mais conhecidas estão a de São Patrício, em Nova York; a de Notre-Dame, em Montreal, no Canadá; e a Catedral Metropolitana da Cidade de México, no México.

No Brasil, vale destacar a surpreendente Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em Brasília, projetada por Oscar Niemeyer, situada na Esplanada dos Ministérios e inaugurada em 1970, cuja forma circular de 70 metros de diâmetro é delineada por dezesseis pilares de concreto.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.