A cavalhada é uma festividade folclórica brasileira que ocorre principalmente nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e em estados do Nordeste. É uma festa trazida pelos portugueses, que se originou dos torneios de cavaleiros medievais, em que havia encenações e jogos de varas e argolas.

Representada no Brasil desde o século XVI, a cavalhada começa com a luta entre mouros e cristãos. Ao final da batalha, os cristãos vencem os mouros e os convertem ao cristianismo. A cavalhada costuma ser dividida em atos e varia de acordo com a região em que é encenada. Em quase todas, há corrida, jogo de argolas e a presença dos cavaleiros: personagens mascarados, vestidos com roupas coloridas e montados em cavalos enfeitados.

A mais famosa cavalhada brasileira é a de Pirenópolis, no estado de Goiás. As apresentações acontecem durante a Festa do Divino (entre maio e junho) e se estendem por três dias.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.