As criaturas rastejantes chamadas centopeias e miriápodes (ou milípedes) pertencem ao mesmo grupo animal que os insetos e as aranhas — o grupo dos artrópodes —, só que têm muito mais pernas. Existem mais de 2.500 espécies de centopeias e cerca de 10 mil espécies de miriápodes.

Onde vivem as centopeias e os miriápodes

As centopeias e os miriápodes são encontrados em todo o mundo, mas são mais comuns nos trópicos. A maioria gosta de viver em lugares escuros e úmidos. Na Europa e na América do Norte, há espécies que vivem em edifícios.

Características físicas

As centopeias e os miriápodes têm corpo longo e fino, dividido em segmentos. Eles podem medir de 2 milímetros a 30 centímetros. Os miriápodes geralmente são menores.

Cada segmento do corpo da centopeia, exceto a cabeça e a parte traseira, apresenta um par de pernas. O total de pares pode variar entre 14 e 177. No miriápode, os três segmentos que vêm depois da cabeça têm apenas um par de pernas. Todos os outros têm dois pares. Mas, ao todo, nenhum miriápode apresenta mais do que duzentos pares de pernas.

Quase todas as espécies de centopeias e miriápodes têm poucos segmentos corporais quando nascem. Novos segmentos vão surgindo a cada vez que esses animais passam pelo processo chamado muda, quando trocam de exosqueleto.

Comportamento

As centopeias escondem-se durante o dia e saem à noite para caçar, matando as presas com suas garras envenenadas. Elas costumam comer insetos, aranhas e outras centopeias.

A maioria dos miriápodes come restos de plantas apodrecidas. Eles estão equipados mais para se proteger do que para atacar. Alguns tipos têm glândulas especiais que produzem um líquido ou um gás venenoso ou malcheiroso. Outros enrolam o corpo em espiral para se proteger.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.