O chá é uma bebida feita com folhas de ervas mergulhadas em água quente, num processo chamado infusão. O hábito de beber chá pode ter se originado na Ásia, mas está difundido em praticamente todas as partes do mundo.

Os tipos mais comuns são o chá-preto e o chá-verde, ambos feitos da mesma planta (Camellia sinensis), que é originária da China. Hoje ela é cultivada em muitas regiões da Ásia, especialmente na Índia. Países da Europa oriental, da África e da América do Sul também plantam chá.

Muita vezes os produtores adicionam outros vegetais, como jasmim e laranja, para aromatizar o chá e lhe dar sabor. Ainda que seja quase sempre servido quente, o chá gelado tem muitos apreciadores. Outras bebidas quentes feitas com folhas, plantas e raízes também costumam ser chamadas de chá — embora o o nome mais apropriado seja infusão. No Brasil, por exemplo, são muito consumidas as infusãoes (ou chás) de camomila, erva-doce, erva-cidreira, menta e capim-limão — além do chá de erva-mate e, no sul do país, o chimarrão.

Segundo a lenda, o chá começou a ser consumido na China por volta de 2700 a.C., como remédio. A partir do século III, porém, se tornou uma bebida de consumo diário. No século XVII, holandeses e ingleses introduziram o chá na Europa. Daí, o hábito de beber chá se difundiu nas colônias europeias.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.